';
Preloader logo
Você sabe como funciona o trabalho do personal organizer

Uma das perguntas mais frequentes que a gente recebe aqui na Sis Organizers é: como funciona o trabalho de vocês? Por isto, neste post eu vou te explicar direitinho como funciona e quais as etapas envolvidas no trabalho do profissional de organização. Antes de tudo, quero que você saiba que o trabalho do profissional de organização precisa ser personalizado (por isto ele é chamado de personal organizer! ☺) e isso significa que nem todos os profissionais irão aplicar exatamente como apresentamos aqui, mas o contexto geral das etapas corresponde ao que você deve esperar de um profissional qualificado.  Pra começar, é legal você saber que hoje em dia existem personal organizers especializados em diferentes abordagens, áreas ou assuntos. Por exemplo: alguns organizadores trabalham de forma individual com a(o) cliente (formato bem comum nos Estados Unidos) enquanto outros trabalham com equipes completas (o modelo mais famoso no Brasil). Também existem profissionais focados em nichos específicos como organização de fotografias, coleções e documentos.

Veja ao ladoQuer saber mais sobre estes modelos de trabalho? Deixa um comentário no final do post que eu faço um post bem completinho sobre o tema!

Independente do foco e da abordagem usada pelo organizador profissional, ele vai seguir estas 4 etapas:

01.

Primeiro contato
com você

02.

Conhecendo
o espaço

03.

Planejamento
e orçamento

04.

Execução
do projeto

01.

Primeiro contato com o cliente

É um bate papo com você. A ideia principal é:

  • Ouvir você. Entender um pouquinho da sua rotina e quais as suas principais queixas em relação à organização atual do seu espaço
  • Te dar a oportunidade de conhecer melhor como funciona o trabalho do personal organizer. Conhecer o portfolio do organizador, qual a abordagem ele usa, como funciona a composição do preço (provavelmente, o valor do serviço só será informado na etapa de orçamento), esclarecer as suas dúvidas, etc

02.

Conhecendo o espaço a ser organizado

O modelo mais comum aqui é a visita técnica, mas existem profissionais que aceitam conhecer o espaço por vídeo. Organização nasce da relação do espaço com o volume. Não importa o tamanho do seu projeto ou se esta etapa é presencial ou virtual, é fundamental conhecer o espaço a ser organizado.

Ao visualizar o espaço, o organizador tem a oportunidade de entender os pontos que te incomodam, coletar o máximo possível de informações com você e começar a pensar no que pode ser feito, além de ser mais preciso no orçamento e evitar surpresas para os dois lados.

Sei que esta é a hora que muita gente fica com vergonha, com medo do que a personal organizer vai pensar quando ver a bagunça. E eu vou te contar: o profissional sério não tem olhos julgadores para o seu espaço. Acredite: com nosso olhar apurado, até a bagunça nos ajuda a entender o que não está funcionando ali e buscar soluções que tragam um resultado eficiente pra você. Somos profissionais, trabalhamos com sigilo e discrição, e quanto mais soubermos sobre a rotina no espaço a ser organizado, melhor será o resultado da organização.

É o resultado desta etapa que vai permitir ao profissional da organização criar o plano do seu projeto com mais eficácia e esclarecer o que pode ser esperado do resultado da organização do seu espaço.

Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
Minha recomendação pra você é sempre buscar profissionais com referência ou que tenham um vasto portfolio pra você acessar os trabalhos e desconfiar de quem tem um preço fechado sem ter nenhum tipo de contato com o seu espaço. Afinal, como é possível ter um serviço que exige personalização para ser eficiente, sem nenhum conhecimento prévio do local e dos objetos a serem organizados?

03.

Planejamento e Orçamento

PLANEJAMENTO

Esta etapa depende diretamente de tudo o que vimos até agora. Mas aí você ainda pode me perguntar: tá, mas o que exatamente significa o planejamento de um projeto de organização profissional? Eu te conto:

O planejamento consiste em definir as soluções de organização mais eficientes para a sua rotina. Vamos a um exemplo simples, supondo que você trabalha fora da cidade a semana toda e seu trabalho exige traje social: ao organizar suas roupas de trabalho, podemos priorizar manter as suas camisas sociais já prontas pra irem pra mala, com uma dobra que amasse o mínimo possível e evitando que você perca tempo no fim de semana. Além disso, deixa o espaço mais livre para a organização das roupas que você realmente usa enquanto está na cidade.    

Cada detalhe deve ser pensado de acordo com a rotina (e as preferências) de cada cliente. Aqui na Sis, por exemplo, nós tratamos sim cada cliente como único. Usamos todos os nossos anos de experiência a favor dos nossos clientes, pra adaptar ou criar novas ideias e saber o que em geral funciona para as pessoas com estilo de vida parecidos. Afinal de contas, parte importante do trabalho do personal organizer é trazer a sua bagagem e usar a sua capacidade de criar soluções personalizadas para desenvolver uma organização funcional a partir das informações que ele tem.

ORÇAMENTO

Primeiro, deixa eu te contar 2 coisas importantes sobre o preço do trabalho do profissional de organização:

  1. Não existe uma tabela de preços. Cada profissional decide o seu preço e, em geral, leva em conta a sua experiência, os custos necessários para manter a sua estrutura, além de despesas de transporte e refeição   
  2. Existem diferentes modelos de cobrança: existem profissionais que cobram por hora, outros por diária e outros por projeto fechado, independente do tempo ou do tamanho da equipe

Ao receber o orçamento para o seu projeto, algumas informações precisam estar bem claras pra você, além do valor do trabalho, é claro: 

  1. Tempo de execução do projeto
  2. Quantidade de pessoas na equipe 
  3. Horário de trabalho da equipe (que deve ser combinado com você!)
  4. A necessidade da sua participação na execução do projeto: é claro que você pode participar 100%! Mas aqui me refiro a algumas atividades como a triagem, que só pode ser feita junto com você. Já a parte de dobras e de acomodação nos espaços, por exemplo, pode ser executada pela equipe sem a sua presença. Entendeu a diferença? 
  5. Se existem custos adicionais esperados. Profissionais experientes costumam enviar estimativas bem apuradas de custos adicionais. Na Sis Organizers, para evitar qualquer surpresa para o cliente, nós enviamos uma estimativa para o uso de produtos organizadores, junto com o orçamento. É claro que o uso ou não dos objetos, fica sempre a seu critério
  6. Orientações sobre a preparação do ambiente a ser organizado, quando houver. Por exemplo, para o caso de organização de recém-nascidos, todas as roupinhas devem estar lavadas e passadas antes do dia da organização
Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
Lembre-se: o projeto precisa ter a sua cara! Ter um guarda roupa lindo não pode ser nunca mais importante do que ser funcional para as suas necessidades. Se você não concordar com algum ponto do plano ou orçamento apresentado, converse com o profissional pra deixar tudo esclarecido e o resultado do seu projeto ser do jeitinho que você espera!

04.

Execução do projeto de organização

Finalmente chegamos na parte prática, onde a organização acontece! Aqui é a organização em si, desde a sessão de triagem e seleção de itens de doação, conserto ou devolução daquela bolsa emprestada pela sua mãe, até a definição de categorias e de um lugar para cada coisa, como gostamos de dizer. 

Como eu disse lá no começo, organização vem da relação de espaço disponível com o volume de peças a serem organizadas. É claro que o profissional gabaritado vai buscar a solução mais funcional para a sua realidade, mas é aqui que mora o maior impacto no resultado da sua organização. Por exemplo, uma gaveta de tamanho padrão (40 x 15 x 45cm) não comporta 40 shorts jeans adulto com boa visualização de todos. E uma regra básica da organização é: o que não é visto, não é usado!

Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
Aproveite este momento que você está disposta(o) a organizar seus objetos e veja se você realmente precisa e usa tudo o que tem! Você sabia que é muito comum as pessoas começarem a doar mais a partir da organização? Elas se dão conta da quantidade de coisas que mantém e não usam. Doar é maravilhoso! Não só você faz o bem ajudando quem precisa, mas renova as energias e se sente mais leve. Te desafio a fazer este exercício (e me contar depois, clarooo)!
Projeto personalizado!
Pós-projeto
De qualquer maneira, não importa se é a organização do closet, da cozinha ou da casa toda. Depois de executado, todo o projeto deve ser validado por você. E é bem comum que profissionais ofereçam alguns dias de adaptação à nova organização para seus clientes. Por mais experientes que sejam, alguma solução proposta pode não funcionar pra você. Se você contratar um personal organizer e isto acontecer, fale com seu profissional e ele vai adaptar pra você sem qualquer problema! Afinal, é a sua casa, a sua rotina, e a organização profissional vem pra somar e facilitar a sua vida, nunca se esqueça disso!

E aí, é como você esperava? Teve experiência com algum personal organizer e teve algo bem diferente? Me conta aqui nos comentários!

Comentários
Compartilhar
Aguida Pedrosa

Deixe um comentário