';
Preloader logo
Como organizar guarda-roupas

Você organiza o guarda roupas e 2 dias depois já está uma bagunça? Até que arrumar é fácil, mas manter tudo organizado é praticamente impossível?

Não se preocupe, você não está sozinhx! ?

Eu diria que pelo menos 90% das pessoas que possuem uma rotina corrida já tiveram o guarda-roupas bagunçado pelo menos uma vez na vida!

Para te ajudar nessa tarefa, vou te contar em detalhes as 4 etapas que usamos na organização profissional. Você vai organizar (e manter!) o seu guarda roupa sem bagunça de uma vez por todas! E fique ligadx: ao longo do post, você vai encontrar as regras de ouro da Sis como esta:

Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
No começo pode parecer que é muito trabalhoso, que não vai adiantar. Escolha uma playlist que você ama para ouvir enquanto organiza e pode confiar: se você seguir todas as dicas que demos aqui, você vai ter algum trabalho sim durante o processo, mas vai fazer as pazes com a organização do seu guarda-roupas!

01.

Planejamento

Tempo. Antes de começar, pense no tempo que você pode se dedicar à organização do seu guarda-roupas. Pode ser que você não consiga organizar tudo de uma vez. Seja por falta de tempo ou de paciência!

Divisão em etapas. É melhor fazer um pouco cada dia do que começar e não terminar, por isso divida sua organização por partes do armário. Por exemplo, se você vai se dedicar 2 horas no sábado, comece pelas gavetas e faça uma por vez.

Metas. Sabendo o tempo que você tem disponível na sua rotina, defina datas para finalizar cada etapa da organização. Ter metas é bem importante pra você se manter no foco.

02.

Triagem

É nesta etapa que separamos o que fica e o que pode ser doado ou descartado.
Todo mundo tem alguma peça que não usa mais e pode ser doada, seja porque não serve mais ou mesmo que não tenha mais a ver com a sua personalidade.
Eu arrisco dizer que você tem algumas aí na sua casa!

03.

Categorização

É aqui que muita gente falha na organização porque mistura diferentes tipos de peça em um mesmo espaço e depois não consegue achar nada!

Tipo. Defina o tipo de categorização que funciona melhor pra você. Os mais usados são roupas de trabalho, de festa, de dia-a-dia, de academia, etc. E depois setorizar por tipo de peça: regatas, camisetas, saias, etc.

Volume. Confirme o volume de cada tipo de peça que você tem. Isso vai te ajudar a decidir onde cada categoria vai ser organizada.

Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
Organização é a relação entre espaço x volume. Isso significa que não tem mágica! Ou seja, não adianta querer guardar 30 calças jeans em uma gaveta de tamanho padrão: o espaço não é suficiente!
Como organizar guarda-roupas

04.

Organização em si

Chegou a hora de encontrar um lugar para cada coisa!

Dobra ou pendura? Separe o que dobra e o que pendure. Evite pendurar: roupa pesada ou bordada, pullover e suéter de malha. Evite dobrar: roupas de seda ou qualquer tecido que amasse muito.

Padronização. Mantenha todos os seus cabides com o gancho virado para dentro e, se possível, use o mesmo modelo de cabide para todas as roupas penduradas. Caso você tenha mais de um modelo de cabide, deixe os modelos iguais juntos. Use o mesmo tipo de dobra para peças iguais.

Visualização. Pendure todos os casacos / jaquetas, depois as camisas de manga comprida, manga ¾, etc.

Escolha os lugares com maior espaço para o tipo de peça que você tem em maior quantidade.

Dica da Sis
Dica de ouro da Sis
Aquilo que não é visto não é usado! Deixe tudo o mais visível possível!

05.

Manutenção

Cuide das suas roupas com carinho, tenha cuidado na hora de puxar um cabide ou uma camiseta na pilha. Não deixe acumular roupas limpas para guarda-las. São pequenas ações que ajudam a manter tudo no lugar e a bagunça bem longe!

Comentários
Compartilhar
Aguida Pedrosa

Existe 1 comentário para esse post
  1. Amanda Oliveira
    janeiro 05, 2020, 10:14 pm

    Amei as dicas! Agora vou conseguir organizar meu guarda roupas com as dicas da Sis! <3

Deixe um comentário